Infraestrutura Verde inclui toda infraestrutura que possibilite tornar as edificações e cidades mais sustentáveis, ao proporcionar alternativas que reduzem o consumo de energia, de água, emitem menos gases de efeito estufa, menos poluentes e protegem a biodiversidade dos ecossistemas de forma geral. Alguns exemplos são: telhados verdes, paredes verdes, jardins de chuva, arborização e hortas urbanas, sistemas alternativos de energia, sistemas inteligentes do uso de água, tratamentos de efluentes por zona de raízes, entre outros.
Telhado verde é a técnica de aplicação de uma camada de vegetação sobre uma base impermeabilizada, normalmente sobre uma cobertura. Os telhados verdes contribuem para a filtragem do ar externo, geralmente mais poluído, ou seja, melhoram a qualidade do ar nos centros urbanos e também reduzem as ilhas de calor. A retenção da água da chuva por parte dos telhado verdes, ajuda a reduzir o risco de enchentes.
Os telhados vegetados podem aumentar a área útil da edificação, pois transformam as coberturas e sacadas em espaços que pode ser utilizado tanto para contemplação quanto como área de convivência externa, realizar atividades como yoga, meditação, horta e tantos outros usos que necessitam de ambientes externos. As camadas que compõem o telhado verde protegem a edificação contra raios solares, e também servem como poderoso isolante térmo-acústico, ideal para ser utilizado em climas frios e quentes.
Ao longo dos anos de experiência, a Tellus ser tornou especialista em projetar e executar telhados verdes, utilizando as técnicas adequadas a cada situação, garantindo a qualidade e segurança deste sistema.
A parede verde é a técnica de revestir elementos construtivos no plano vertical, como fachadas de edifícios, muros, divisórias e também paredes internas. Elas têm grande influência na composição de fachadas e ambientes.
As paredes verdes, quando utilizadas dentro dos ambientes, podem melhorar a qualidade do ar interno (QAI). As plantas tem a capacidade de filtrar toxinas do ar e também ajudam no controle de umidade. Assim como os telhados verdes, as paredes verdes também podem ser utilizadas como estratégias bioclimáticas, contribuindo na atenuação da inércia térmica dentro dos ambientes, funcionando, inclusive, como isolante acústico.
Esta etapa contempla a análise de vários condicionantes ambientais, urbanísticos e climáticos com o intuído de desenvolver um estudo de viabilidade técnica para os empreendimentos com foco em uma proposta ecológica e sustentável.
Este estudo compreende uma série de atividades e serviços que vão fornecer uma série de diretrizes de ocupação das diversas atividades propostas, assim como o ordenamento dos fluxos internos. O macrozoneamento considera os condicionantes climáticos do local, como trajetória solar, regiões de sombreamento, identificação dos ventos predominantes e análise dos ruídos sonoros. Poderão ser realizados ainda levantamentos de fatores de riscos físicos, como Campos Eletromagnéticos (baixa frequência) e Ondas Eletromagnéticas (alta frequência). Para esta etapa poderão ser contratados ainda os serviços de Geobiologia e Feng Shui, de forma a trabalhar de forma mais holística com as influências naturais do terreno.
Questões legais também fazem parte de escopo, como levantamento dos parâmetros urbanísticos e ambientais, levantando a necessidade de elaboração de laudos e pareceres de empresas especializadas quando for o caso, permitindo que o investimento esteja em conformidade com o arcabouço legal, dando mais segurança ao empreendedor.
A metodologia da Tellus Arquitetura Sustentável permite garantir o máximo da eficiência energética para microgeração de energia e desempenho térmico das edificações, assim como viabilizar soluções de infraestrutura verde, sistemas naturais de tratamento de efluentes, produção de alimentos e espaços contemplativos e de permanência. Toda essa análise incorpora os princípios da ecologia, sendo critérios fundamentais para atender os princípios do ESG.
A Tellus Arquitetura Sustentável cria espaços e ambientes pensando sempre em preservar a saúde das pessoas e do planeta onde vivemos.
Comprometidos com a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar, nossos projetos buscam a reconexão das pessoas com a natureza, seja através de pequenos empreendimentos ou de cidades completamente biofílicas. Realizamos projetos arquitetônicos sustentáveis e saudáveis, projetos de paisagismo ecológico e consultorias. E com a prática de cursos e eventos, a Tellus ainda tem uma proposta de educação ecológica, possibilitando a formação de outros profissionais dentro dos ideais que acreditamos e defendemos.
Respeito ao ser-humano, aos seus direitos e ao meio-ambiente são alguns dos valores da marca Tellus, que atua dentro dos princípios éticos da profissão e da sociedade para tornar as cidades mais saudáveis e sustentáveis. Para a Tellus, clientes, fornecedores e colaboradores são seres humanos únicos, cada um com suas qualidades, imperfeições e necessidades, que devem ser respeitadas em todos os projetos e negócios realizados dentro do escritório.
Desenvolver projetos de arquitetura dentro de uma visão ecológica e biofílica, pensando na necessidade de cada cliente, de forma a promover a saúde, sustentabilidade e o bem-estar em todos os projetos – esta é a premissa da Tellus Arquitetura Sustentável.
Os nossos projetos, sejam de caráter residencial ou corporativo, propõem soluções bioclimáticas que visam o menor consumo energético, agregando desde soluções da bioconstrução até técnicas contemporâneas.
Buscamos promover saúde e qualidade de vida para todos que irão ocupar os espaços, colocando as pessoas e a natureza como protagonistas principais da edificação.
A arquitetura só pode ser considerada sustentável e saudável quando o projeto já nasce seguindo estas premissas
Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar sua visão em realidade